<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d2624033410201637364\x26blogName\x3dFestival+de+Papagaios\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://festivalpapagaios-alcochete.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://festivalpapagaios-alcochete.blogspot.com/\x26vt\x3d3878074267989273568', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
 

: FIPA(Festival Internacional Papagaios de Alcochete)

1.1- Justificação e memória descritiva

A co-organização do FIPA entre a Associação GilTeatro e a Câmara Municipal de Alcochete faz deste evento um sucesso de participação, não só das equipas que vêm de várias partes do mundo e que proporcionam um espectáculo de grande colorido, mas também pela adesão do público a este evento.

O FIPA realiza-se em Alcochete porque desde 1999 que a Associação GilTeatro, com o apoio da Câmara Municipal de Alcochete, Junta de Freguesia de Alcochete e Instituto Português da Juventude, promove festivais nacionais de papagaios na Praia dos Moinhos de Alcochete.

Desde que realizou dois festivais nacionais consecutivos, um em 1999 e outro em 2000, em parceria com o Clube Português de Papagaios Acrobáticos e a Junta de Freguesia de Santa Maria de Belém, surgiu a vontade expressa de organizar o primeiro festival internacional de papagaios.

Esta vontade levou-nos a Barcelona em 2000 para participar no mais emblemático festival internacional de papagaios de Espanha, tendo sido este festival o leitmotiv para organizarmos em 2001 o I FIPA em Portugal.

Deste essa data, o festival não pára e tem obtido vários apoios institucionais e empresariais, cruciais para que este evento se concretize, ano após ano.


Desde o I FIPA, em 2001, o festival tem mantido a sua grande qualidade. Começámos com seis equipas e de ano para ano fomos convidando mais praticantes da modalidade, tendo o VI FIPA atingido o maior número de sempre: vinte e três equipas convidadas.

A qualidade destes praticantes trouxe ao FIPA um estatuto de elevado prestígio a nível nacional e internacional, sendo referenciado como um dos mais importantes festivais europeus.

1.2-Objectivos

O FIPA visa a sensibilização para os problemas de carácter ambiental porque, durante os três dias de festival, os amantes da vida ao ar livre sem poluição, quer sonora quer ambiental, podem ver um espectáculo inolvidável que tem como única fonte de energia o vento.

A ecologia está, pois, no centro das atenções deste festival, sensibilizando as crianças e os pais para a preservação do meio ambiente, a brincar e a conviver num espaço preparado para o grande público. Por isso, pretendemos atingir com este festival as escolas e as famílias e levá-las a ter um olhar crítico sobre a destruição do meio ambiente.

É praticando um desporto não poluente que nos apercebemos da validade desse mesmo desporto para a natureza e para a nossa saúde, visto que ele pode ser praticado por qualquer idade dos 5 aos 90 anos. Assim, pretendemos:

1- Promover e divulgar os desportos eólicos

2- Sensibilizar a comunidade escolar e não escolar para a preservação do meio ambiente.

3- Reciclar através da construção de papagaios

1.3-Público alvo

O FIPA é dirigido a todos os públicos. Apesar da ideia errada dos Media de que o festival é de papagaios de papel e dirigido só a crianças, este é também para o grande público.

Serão vistos espectáculos de grande colorido e de movimento que agradam a qualquer público e fazem até subir a adrenalina. Quem vai querer subir num papagaio e ficar a 25 metros do chão? Será possível?

Pois esta organização pretende mostrar que o mundo dos papagaios não termina no lançamento de um papagaio, mas que existem diferentes formas espectaculares de estes se apresentarem ao público.

1.4-Comunidade alvo

Um evento, seja ele de que natureza for, tem de ser dirigido à população que vive no sítio onde se vai realizar. Não faz sentido o contrário e, aliás, o FIPA tem sido exemplar nessa relação com a comunidade de Alcochete que está sempre presente e sente como o Festival promove Alcochete a nível nacional e internacional.

Queremos, pois, continuar a promover o festival junto da comunidade alcochetana para que seja ela a principal ganhadora do festival.

Queremos que o festival seja uma forma de mostrar a sua gastronomia, doçaria, os seus lugares históricos, os seus museus, as suas tradições.

Queremos que o festival seja um investimento que promova riqueza no concelho, trazendo gente de fora que frequente os restaurantes, os alojamentos, as exposições, os museus e outras infra-estruturas.Queremos que o festival seja uma oportunidade de se conhecer melhor o Concelho de Alcochete.

There